Unidade Avançada de Endoscopia Digestiva


Endoscopia digestiva alta

A Endoscopia Digestiva Alta é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do aparelho digestivo objetivando o diagnóstico e eventualmente o tratamento de patologias.

COMO É REALIZADO: Ele é feito usando um tubo sensível (endoscópio) que possui na ponta um chip, responsável por capturar as imagens do sistema digestivo.

Colonoscopia

É um exame que permite a visualização de uma parte do intestino. Para sua realização é utilizado um aparelho de tubo flexível, com uma microcâmera, que permite a visualização do cólon e do íleo terminal (parte final do intestino delgado).

COMO É REALIZADO: É administrado um sedativo endovenoso, para que o exame não seja desconfortável. Após posicionamento apropriado, o aparelho será introduzido através dos segmentos intestinais, permitindo o exame cuidadoso de toda a mucosa.

Manometria Esofágica

É um exame médico para avaliar o movimento, a capacidade e força da contração muscular dos esfíncteres e do corpo do esófago. É geralmente realizado para identificar a causa de pirose, de dificuldades de deglutição ou de dor torácica.

COMO É REALIZADO: Uma sonda, com oito receptores, é introduzida para medir a pressão. Nela, há sensores responsáveis pela captação das pressões intraesofágicas e o paciente terá que ingerir pequenas quantidades de água. Os dados serão transferidos para o computador, onde serão analisados pelo médico. Após o exame, o paciente pode retornar à sua rotina normalmente.

Manometria Ano retal

É um exame que permite a avaliação funcional do aparelho esfincteriano do ânus e da sensibilidade retal, indicado principalmente nos distúrbios da continência ou evacuação.

COMO É REALIZADO: O exame é realizado através de uma sonda específica, que contém vários sensores de pressão e um balão de látex em sua extremidade, que é passada através do ânus e posicionado dentro do reto. Em seguida, a sonda é tracionada de cm em cm fazendo-se o estudo dos registros.

PH Metria

A PHmetria consiste na medição do pH intra-esofágico durante um período contínuo de 24 horas e sua correlação com eventos cotidianos como alimentação, sono, sintomas, posturas, etc.

COMO É REALIZADO: Inicialmente o paciente receberá uma dose de anestesia local na narina e na garganta, em forma de gel. Em seguida, é introduzida através da sua narina uma sonda flexível até atingir o estômago. Nesta etapa é identificado o cárdia do paciente. O exame de é simples, embora possa acarretar algum desconforto e restrições passageiras.


Exames de imagens

Ultrassonografia

A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo

Fibroscan e Elastografia Hepática

é um exame utilizado para avaliar a fibrose hepática, que reflete saúde e os danos no fígado causados por doenças crônicas nesse órgão, como hepatite, cirrose e presença de gordura. Esse exame é rápido, não causa dor e não precisa de agulhas ou cortes, podendo também ser usado para diagnosticar doenças, substituindo a biópsia em muitos casos.

Tomografia Computadorizada

A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que pode ser utilizado como um exame de apoio para os médicos com o objetivo de analisar diferentes partes do corpo: ossos, fígado, cérebro, ovários, rins, pâncreas, pulmões, vias biliares e pleura. Com isso, é capaz de diagnosticar doenças, como: pneumonia, embolia pulmonar, aneurismas, tumores benignos e malignos, AVC, edemas cerebrais, fraturas, hemorragias e, até mesmo, pequenos nódulos.

Ressonância Magnética

O exame de ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem, que não possui radiação e permite a captação de imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasiva. Tem um grande papel na hora de detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças.

AGENDE SEU EXAME